Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FAQs)

Carlos Wunderlich Advocacia WhatsApp +55 (51) 998914022 (Clique Aqui)

1. O que é o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito?

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de direito privado, de abrangência nacional, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos (Bancoob e Banco Sicredi), até determinado valor, em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial.

2. Quais instituições financeiras são associadas ao FGCoop?

São instituições associadas ao FGCoop os bancos cooperativos e as cooperativas singulares de crédito captadoras de depósitos.

3. Quais dos meus créditos são garantidos pelo FGCoop?

São garantidos:

4. Qual o valor máximo garantido pelo FGCoop?

O total de créditos de cada pessoa contra a mesma instituição associada será garantido até o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).

5. Como será a garantia de créditos em caso de intervenção ou liquidação?

Devem ser somados todos os créditos de cada credor identificado pelo CPF ou CNPJ na mesma instituição. Os cônjuges são considerados pessoas distintas, seja qual for o regime de casamento. Os créditos de dependentes são computados separadamente. Nas contas conjuntas, o valor de garantia é limitado a R$ 250.000,00 ou ao saldo da conta, quando inferior a esse limite, dividido pelo número de titulares, sendo o crédito do valor garantido feito de forma individual.

6. Qual o prazo para pagamento dos créditos em caso de intervenção ou liquidação?

O pagamento dos créditos garantidos será iniciado em até 60 (sessenta) dias após a intervenção ou liquidação.

7. Por que o dinheiro que eu aplico em fundo de investimento financeiro não tem garantia do FGCoop?

Porque o patrimônio dos bancos não se confunde com o patrimônio dos fundos de investimento financeiro que eles administram. Quando um banco enfrenta problemas, os cotistas do fundo podem fazer assembleias e mudar a administração do fundo para outra instituição. Todo tipo de fundo de investimento é acompanhado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários.

- Base normativa:

- Outras informações:

Fonte http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/fgcoop_faq.asp

Carlos Wunderlich Advocacia WhatsApp +55 (51) 998914022 (Clique Aqui)